Notícias

18 out 2021

Dia do Médico – Relação com os pacientes durante a pandemia

No dia em que recebem o diploma, médicos de diversas partes do mundo cumprem um famoso ritual simbólico. Em pé, repetem princípios cunhados pelo grego Hipócrates, do século 5, considerado o “pai da medicina”. Entre eles, o de jamais prejudicar o paciente, não buscar aquilo que não é possível oferecer para ele e lutar contra o que está provocando a enfermidade. Nunca como agora os conceitos foram tão atuais. Na pandemia, eles se dedicaram ao extremo aos doentes e se uniram, de forma inédita, em busca de tratamentos para salvar vidas frente a uma doença desconhecida.

Amparados pela ciência, estão vencendo a batalha, como se vê nos números atuais, com queda nos casos e mortes. Pagaram um preço alto por isso também. Pesquisas mostram que nove entre dez dos profissionais no Brasil tiveram a saúde afetada nesse período. Relatam também que o novo cenário reforçou o compromisso com a medicina e com a saúde da população.

Para o Dia do Médico, celebrado amanhã, foram perguntado a seis especialistas de áreas diferentes, com larga experiência na profissão, o que tinham aprendido com a pandemia. A resposta mais frequente foi terem se tornado médicos mais sensíveis, solidários, ouvintes. E que o papel no exercício da profissão vai muito além da prescrição de um bom tratamento. A medicina moderna, repleta de recursos tecnológicos, nunca foi tão humanizada como agora.

 

Fonte: extra.globo.com
Foto: Thirdman/Pexels

Deixe um Comentário