Notícias

05 fev 2021

Profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau participam de treinamento sobre manejo da máquina de hemodiálise

Entre os últimos dias 27 a 29 de janeiro, técnicos de enfermagem e enfermeiros que trabalham nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), geral e Covid, do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram de um treinamento básico sobre manejo da máquina de hemodiálise. A iniciativa da capacitação aconteceu por intermédio da Engenharia Clínica da unidade hospitalar.

Durante o curso, os participantes receberam informações com conhecimentos atualizados sobre o manejo da máquina de hemodiálise. A instrução serviu para reforçar a prática adotada no dia a dia, além de orientar os profissionais que estão iniciando a realização desse serviço. Atualmente, todas a UTIs de hospitais devem dispor de hemodiálise, com a operação da máquina realizada por técnicos de enfermagem e enfermeiros.

De acordo com a enfermeira Camila Rosário, do HRCC, com a terapia de hemodiálise instalada no hospital, há necessidade do conhecimento básico e sobre o manejo da máquina. “Até para darmos suporte à equipe que já realiza a terapia, promovemos esse curso numa perspectiva de atualização, capacitação e noções básicas, com conteúdo teórico-prático”, destacou.

A enfermeira disse que mesmo que o profissional não trabalhe diretamente com o manejo da máquina de hemodiálise, todos precisam ter ao menos uma noção básica sobre seu funcionamento. “É preciso conhecer tudo que se tem no setor e tudo que acontece com os pacientes de cada técnico e de cada enfermeiro. Todos os nossos enfermeiros hoje tocam diálise, tem experiência. Nós temos também uma escala específica, com técnicos específicos que fazem o manejo da diálise hoje em dia”, concluiu.

 

Fonte: SESAB

Deixe um Comentário