Notícias

13 mar 2021

Ações desenvolvidas no Hospital Alayde Costa no Dia Mundial do Rim

O Dia mundial do Rim é comemorado anualmente na segunda semana de março. E para lembrar a importância da data, a equipe do Hospital Alayde Costa promoveu nesta quinta-feira, 11, ações com o objetivo de alertar a população quanto aos fatores de risco da doença renal crônica e gravidade.

A assistente social da unidade, Jacqueline Sacramento, informou que durante a ação, foram desenvolvidas salas de espera com os pacientes e acompanhantes chamando atenção para a data.

“A proposta desse ano, com o tema: ‘Vivendo bem com a Doença Renal Crônica’ foi realizarmos uma abordagem com os pacientes/ acompanhantes, destacando a importância do tratamento, cuidados e além disso, realizamos sorteios de itens simbólicos e alusivos ao tema”, informou.

Atualmente, no Hospital Alayde Costa, 195 pacientes realizam hemodiálise ambulatorial. É um público misto no que se refere à faixa etária e gênero. O Serviço é organizado em três turnos de diálise, manhã/tarde/noite, de segunda a sábado, não havendo interrupção.

Para o atendimento é importante destacar que as vagas de hemodiálise do estado são gerenciadas através da Comissão Estadual de Nefrologia. Geralmente, os pedidos de vaga de hemodiálise são para pacientes internados e que necessitam da referida vaga para receberem alta hospitalar e assim poderem dar continuidade ao seu tratamento. Ou para pacientes ambulatoriais que já possuem conhecimento em relação à necessidade de terapia de substituição renal em algum momento da vida.

A médica Adriana Caldas, responsável técnica do Serviço de Hemodiálise do HAC, destaca ações que permitem ao paciente viver bem com a doença renal crônica: além de seguir as orientações médicas, investir no autocuidado e “tomar as rédeas” do seu tratamento são os primeiros passos em busca de qualidade de vida.

“Para pessoas com doença renal crônica que necessitam de hemodiálise, é possível escolher horários que tenham menos impacto na agenda de atividades, como estudo e trabalho. A aderência ao tratamento é algo extremamente importante para a conquista de uma vida mais saudável, o que significa seguir as restrições dietéticas, não faltar às sessões de hemodiálise e cuidar para que seu acesso vascular se mantenha livre de danos ou infecções. Tudo isso exige mudanças na rotina e incorporação de novos hábitos. A restrição de sal, por exemplo, é algo importantíssimo e de grande impacto na morbimortalidade”.

Adriana Caldas destaca que “praticar atividade física é algo muito benéfico, quando orientado por profissional especializado, tomando-se cuidado com as atividades de impacto que possam causar dano ao acesso vascular. Evitar automedicação e seguir a prescrição médica são fundamentais no alcance de um tratamento eficiente”.

O Serviço de Terapia Renal do HAC é composto por uma equipe multidisciplinar, contando com nefrologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista e psicólogo. Todos atuam dentro da sua respectiva área, porém com o objetivo comum a todos que é proporcionar um tratamento de qualidade ao usuário. Estamos implementando serviço ambulatorial de Fisioterapia na hemodiálise, o que trará impacto positivo na autonomia dos pacientes. Frisa-se que todos os serviços prestados aqui são através do Sistema Único de Saúde.

Fonte: Sesab

Deixe um Comentário